Instituição

A Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (ANSA), foi constituída a 27 de maio de 2013. Trata-se de uma instituição privada, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública (Resolução nº 600/2016 de 7 de setembro, pelo Conselho de Governo), destinada a gerir e dinamizar a Orquestra Clássica da Madeira (OCM), as duas Orquestras de Cordas (Ensemble XII e Camerata) e os seus oito agrupamentos de música de câmara, designadamente: Quinteto de Sopros Atlântida, Madeira Brass4, Madeira Brass5, Madeira Brass7, Quinteto de Sopros “Solistas da OCM”, Quarteto de Cordas do Atlântico, Ensemble de Sopros – Octeto e Percussão F.B.I. Funchal Beat Investigation.


Presidente da Direção . Vanda de França Correia de Jesus

É com grande orgulho e sentido de responsabilidade que, desde o dia 10 de novembro de 2015, estou à frente da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (constituída a 27 de maio de 2013), entidade que tem por missão gerir e dinamizar a Orquestra Clássica da Madeira. Uma gestão complexa, levada a cabo com a ajuda de uma excelente equipa de direção, do Diretor Artístico que garante a excelência artística do projeto, do Conselho Artístico que funciona como o órgão consultivo, dos magníficos músicos que compõem a Orquestra e pela dedicação exemplar da equipa técnica. Devo realçar, ainda, o apoio do Governo Regional e de várias entidades públicas e privadas e da comunicação social (ver no fim desta publicação), sem o qual muito dificilmente conseguiríamos concretizar o nosso desígnio, que é a divulgação da Música erudita.
Trata-se de uma Orquestra que ao longo dos tempos, desde a sua génese (1964), passou por vicissitudes várias, em que os momentos difíceis alternaram com inegáveis êxitos. Hoje, posso afirmar que é com grande emoção que vemos a nossa Orquestra voltar a afirmar-se na Sociedade, quer através da formação de jovens músicos, de alunos e de formandos dos cursos profissionais, bem como na elevação do nível social e cultural das pessoas. É por isso que entendemos que é nosso dever oferecer aos nossos concidadãos e aos que nos visitam concertos de excelência, com obras dos principais compositores mundiais, nacionais e regionais, convidando maestros e solistas de igual renome. Para além dos beneficiários diretos da nossa atividade, esta também se repercute nas áreas da Educação, Cultura e Turismo. Devo dizer que é muito gratificante assistirmos aos nossos concertos com sala cheia, muitos deles com sala esgotada, aplaudidos de forma entusiástica pelo público de pé e receber o reconhecimento personalizado de pessoas e instituições. É também motivador verificar que a Orquestra é cada vez mais conhecida das pessoas com quem nos cruzamos na rua, que nos felicitam e nos animam com os seus comentários positivos.
Por isso, além de querermos continuar a oferecer bons espetáculos a todos quantos já assistem regularmente aos nossos concertos, estamos determinados em contribuir para uma alteração de mentalidade de madeirenses e portossantenses, de modo que os nossos concidadãos sintam orgulho na sua Orquestra e uma decidida vontade de participar nos concertos. Para tal, em parceria com várias entidades, pretendemos dar início nesta Temporada à deslocação da Orquestra pelos vários concelhos da Região, oferecendo concertos de grande qualidade artística às respectivas populações.
Conscientes de que ainda temos um longo caminho a percorrer, faremos, em cada dia, tudo o que estiver ao nosso alcance, para que a Arte e, em particular, a MÚSICA, esteja presente nas vossas vidas e se reforce como uma componente essencial da nossa vivência coletiva. A Orquestra é muito mais que a divulgação da música erudita, ela educadora, ela oferece emoções, ela é inclusiva, ela une os povos. Venha ao nosso encontro e “Ouça, Sinta Connosco!”
[Vanda de França Correia de Jesus]

Equipa Técnica

Assistente de Direção · Catarina Correia
Assistente Administrativo · Diogo Barros
Coordenador de produção / design de comunicação · Márcio Serrado
Coordenador de arquivo / logística de concertos · Eládio Figueira
Assistente operacional (apoio à logística de Concertos) · Adriano Nunes
Assistente operacional (apoio à logística de Concertos) · Rui Pereira
Assistente operacional (apoio à logística de Concertos) · João Manica




© OCM 2017 . Travessa das Capuchinhas nº4 1º Andar. Funchal | N.I.P.C 510748031 | email: geral.ansa@gmail.com | Telf: +351 291 624 928