Instituição

A Associação Notas e Sinfonias Atlânticas (ANSA), foi constituída a 27 de maio de 2013. Trata-se de uma instituição privada, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública (Resolução nº 600/2016 de 7 de setembro, pelo Conselho de Governo), destinada a gerir e dinamizar a Orquestra Clássica da Madeira (OCM), as duas Orquestras de Cordas (Ensemble XII e Camerata) e os seus oito agrupamentos de música de câmara, designadamente: Quinteto de Sopros Atlântida, Madeira Brass4, Madeira Brass5, Madeira Brass7, Quinteto de Sopros “Solistas da OCM”, Quarteto de Cordas do Atlântico, Ensemble de Sopros – Octeto e Percussão F.B.I. Funchal Beat Investigation.


Presidente da Direção . Vanda de França Correia de Jesus

A Música Clássica é uma expressão do sublime e do belo!

A Orquestra Clássica da Madeira, com mais de meio século de existência, é considerada “o Projeto” de eleição do Governo Regional da Madeira para a difusão da música clássica, estando no cimo da pirâmide dos investimentos feitos na Região, quer na formação de jovens músicos e na formação de públicos, quer como cartaz cultural e turístico da RAM.

A Orquestra, constituída por 43 instrumentistas, rege-se por um modelo artístico que tem permitido apresentar temporadas com solistas e maestros de renome nacional e internacional, cotando-a como uma orquestra de referência. Hoje é admirada e reconhecida pelo público, residentes e visitantes, pela sua elevada qualidade artística e pelo valioso serviço público que presta na valorização das populações, na construção e crescimento de identidades, saberes e criatividade, e até na própria promoção da nossa Região.

Devemos ter presente que a Cultura não se financia a si própria!

De acordo com um estudo realizado por Robert Flanagan, professor de economia da Universidade de Stanford dos EUA, não existe nenhuma orquestra sinfónica no mundo que seja por si só financeiramente viável. Esta é a realidade.

No entanto, é importante perceber que o retorno que uma sociedade beneficia através dos investimentos na Cultura e nas Artes supera o próprio investimento. Se é certo que a educação proporciona os conhecimentos necessários para que as pessoas possam evoluir, a cultura contribui para o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, além de que a Cultura é um dos instrumentos primordiais no fortalecimento da competitividade de uma Região. Apostar na cultura pode também contribuir para o combate à exclusão social, na medida em que permite um desenvolvimento centrado no ser humano, inclusivo e equitativo.

E porque “a Música Clássica é uma expressão do sublime e do belo”, a Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, como instituição gestora da Orquestra Clássica da Madeira desde 2013, e consciente da importância do trabalho que vem sendo desenvolvido através da Orquestra, tudo fará para que a Arte e, em particular, a Música, esteja presente na vida das pessoas e se reforce como uma componente essencial da nossa vivência coletiva e dessa forma contribua para a elevação social e cultural das pessoas.

Sem a música, a vida seria um engano»
Friedrich Nietzsche

Vanda de França Correia de Jesus
(Presidente da Direção da ANSA)




© OCM . 2020
ASSOCIAÇÃO NOTAS E SINFONIAS ATLÂNTICAS . Travessa das Capuchinhas nº4 1º Andar, São Pedro
9000-030 Funchal . Região Autónoma da Madeira . PORTUGAL
Telf: +351 291 624 928 . geral.ansa@gmail.com